Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Cacau


Plantio

Um cacaual pode ser formado a partir da semeadura direta ou, então de mudas, previamente preparadas em viveiros.

Mudas

Como no caso de outras culturas permanentes, o preparo das mudas se dá em viveiros, naturais e artificiais, nas suas diversas modalidades e com as vantagens e desvantagens já conhecidas. Os canteiros têm aproximadamente as mesmas dimensões e o seu preparo consta igualmente de uma cava de 25 a 30cm de profundidade; no caso de se preferir mudas com torrões, o substrato deve ser suficientemente compacto enquanto que no caso de mudas de raízes nuas será preferível um substrato mais leve, o que se consegue com areia ou matéria orgânica.

A semeadura é feita também no início da época chuvosa, à distâncias que oscilam entre 15 a 25cm. Maiores afastamentos são usados no caso de mudas de torrões e no caso de transplantio mais cedo, com apenas 6 meses, adota-se o espaçamento menor. A germinação se processa entre 10 a 15 dias após a semeação.

Os cuidados a serem dispensados às mudas no viveiro se resumem em regas, capinas e combate às pragas e moléstias que porventura apareçam.
Muitos preferem a semeadura direta em recipientes, como laminados ou em sacos plásticos de polietileno; trata-se de processo mais trabalhoso, porém, vantajoso na operação de transplantio. Os recipientes são dispostos no viveiro, uns ao lado dos outros, em formato de canteiros, de modo a evitar o ressecamento dos mesmos. O transplantio é feito em pleno período de chuvas, procurando no caso de mudas nuas, operar em dias de céu nublado.
As mudas podem ser também obtidas por propagação vegetativa, estaquia, mergulhia ou enxertia. Esta última é a forma que melhores resultados vem apresentando havendo muitos cacauais formados a partir de mudas obtidas pelo processo de borbulha de escudo. As borbulhas são retiradas de preferência de ramos ladrões, cuja grossura se assemelha à do cavalo usado, o qual deve ter aproximadamente 8 a 10mm de diâmetro, o que corresponde a uma idade aproximada de 6 meses.

Espaçamento

As mudas devem ser plantadas no espaçamento de 3,5x2,5m ou 3,5x3,0m nos solos mais férteis. O plantio deve ser em nível.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados