Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Couve manteiga - controle de pragas - Por Cesar

Gostaria de saber um método natural para o controle de pragas que afetam o cultivo da couve manteiga. Tenho sérios problemas com pulgões que comem a minha couve antes de mim.
Obrigado

23/11/2011 08:52:58
oscar roberto pfau

Cesar, vou escrever o q eu faço: eu retiro todas as folhas afetadas e jogo as galinhas.Num balde metalico de 10litros ,aqueço +- uns 5litros de agua ,derreto meia barra de sabão do mais comum e de 4 em 4 dias eu pulverizo abundantemente ambos os lados das folhas ,o caule principal tambem. Uma vez por semana passo ,por pulverização um extrato de fumo macaio,destes de fazer palheiro,(1 pcotinho fervo em 1 litro de agua e misturo em 1 litro de alcool ,apos esfriar.Deixo guardado em uma garrafa destas de coca cola de 2ls, e uso para 5 litros de agua +- uns 200ml e pulverizo. Outra coisa ,pode verificar ,vc deve não estar regando de 2 em dois dias teu coval,daí que eu acho que aparece os piolhos ,percevejo,lagarta,etc. Estes eu cato por "inspeção" ,das folhas e retiro as comidas,velhas ,pois queremos folhas tenras,soborosas.. Costumo fazer um "chorume" de esterco (Meio tambor de esterco de aves/bovino/suino//coelho,o q tiver disponivel, encho com a outra parte com agua. Fecho com um pedaço plastico transparente ,como tampa ,sob um elastico q abraque a borda do tambor. Faço um furo no plastico e coloco um pedaço de cano de agua ,é um suspiro para a fermentação. Deixo +- 45/60 dias, de vez em qdo balanço o tambor ,para misturar a coisa lá dentro .Fica inodoro , com um regador e luvas , com 15 a 15 dias , ponho +- um litro na base dos pés das couves e amontoa a terra .faça e depois me informe--- ah, vai dar folhas que vc pode "Se esconder em dia de chuva""--Agradecido --Oscar

17/02/2012 16:04:30

Você só pode comentar se estiver logado.

Email:
Senha:

Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados