Loja Virtual | Fórum | Notícias | Eventos | Cotações | Classificados | Contato | Quem somos? | Publicidade 

Busca no site

Seções

Algodão

Amendoim

Arroz

Cacau

Café

Cebola

Chá

Feijão

Girassol

Mamona

Mandioca

Milho

Soja

Trigo

Fórum: Mandioca

Responder este tópico    Adicionar um novo tópico

Tópico: mandioca
  Autor: HELIO PIRES DE MESQAUITA JR
  Eu posso consorciar amendoim com mandioca sem perder a qualidade de produção deles

Publicado - 29/04/2004 11:34:17 Ver as informações deste usuário Enviar um e-mail para o autor deste tópico Alterar este tópico
  Resposta de DIOGO DALMAGRO MOREIRA
  Olá helio, meu nome é Diogo Moreira. O cultivo da mandioca como todo mundo ja sabe tem um espaçamento grande na linha. este espaço pode sim ser usado por uma outra cultura, a pequena quebra na produção se tornará em lucro ao colher o consórcio. Outro lado positivo é que o amendoin é uma Leguminosa, ou seja, possui associações simbióticas na Raíz (Raíz-Bacterias) estas bacterias fixam nitrogenio atmosférico e o deixam na forma de amonia, nitrito, ou nitrato (formas que a planta consegue absorver o nitrogenio). Isto substituiria e muito ou reduziria a zero o gasto com uréia. Outro aspecto é que o consorcio aumenta a deversidade da lavoura, ou seja, quanto maior diversidade maior equilibrio, O amendoin por exemplo pode abrigar muitos inimigos naturais das "pragas" da mandioca e vice-versa. Como o espaçamento é maior, a incidencia de plantas invasoras pode ser muito reduzida com o cultivo do amendoin, isto reduziria tambem a numero de capinas e maior fertilidade do solo, uma vez q a chuva não irá incidir diretamente no solo bem como o sol. Isso tudo deve ser levado em conta, pois apesar da pequena "quebra" na produção esta quebra pode ser compensada com o reduzido numero de Capinas e de aplicação de Nitrogenio (uréia). Alem de tudo você estará protegendo seu solo e aumentando sua renda. espero ter ajudado

Publicado - 16/06/2004 18:23:56 Ver as informações deste usuário Enviar um e-mail para o autor desta mensagem Alterar esta mensagem Apagar esta mensagem Ir para o começo da página

E-mail:
Senha:

Esqueci a senha
Cadastre-se
 Receba nossasnotícias

© 2001 - 2008 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados