Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Batata-Doce


Variedades

VARIEDADES DE MESA


Consideram-se como de mesa ou de mercado, as variedades precoces, que possam ser colhidas a partir do quarto mês, cujas batatas tenham a película e a polpa preferivelmente branca, que produzam raízes bem conformadas, de boas qualidades culinárias saborosas e se mostrem resistentes as podridões, estas que dificultam o armazenamento após a colheita.

A forma ideal é aquela compreendida entre a fusifornie e a cilíndrica sem tortuosidades, nem gomos, sem extremos muito afilados, sem pontas finas (rabichos) e de seção tranversal circular. A coloração da película da batata-doce para mercado, pode variar entre creme, creme-dourado, cobre-claro, salmom-claro, não tendo, em geral, boa aceitação as de cor arroxeada, avermelhada, vinho e outras tonalidades escuras.

Destacamos alguns tipos de mesa

- Yellow Yam: sendo bem enxuta e doce após o cozimento, mas bastante sujeita às podridões após a colheita, o que dificulta seu armazenamento e comércio. É variedade altamente produtiva e bastante precoce, podendo ser colhida, em solo fértil, em 3 meses.

- Jacarei: é uma variedade oriunda do Vale do Paraíba-SP, as raízes são fusiformes, em geral prestam-se bem para armazenamento, embalagem e transporte, mesmo a longas distâncias. Sua polpa é enxuta e firme após o cozimento, todavia, suas qualidades culinárias e seu paladar não são os melhores, sendo largamente superados por outras variedades. A planta é precoce e de boa produtividade.

- l.A.C.-Castelo: Quando o plantio se faz cedo, antes de dezembro, as raízes se apresentam arroxeadas, o que constitui um inconveniente para o mercado. Plantando-se, porém mais tardiamente, de dezembro em diante já as raízes se mostram melhor conformadas e com ótimo tipo para o mercado. As ramas são vigorosas, pubescentes e manchadas de roxo, sobretudo as novas. As folhas assemelham-se um pouco às da variedade Jacareí. Distingue-se, porém, a variedade Castelo, desta última, por serem suas folhas arroxeadas. É esta uma das variedades mais produtivas. Entretanto, por serem muito sujeitas às podridões das raízes, não é das mais indicadas para mercados exigentes. Presta-se, no entanto, otimamente, para abastecimentoodos mercados do interior.

Existem também as variedades Monalisa - IAC 66-118 e IAC 271.


VARIEDADES FORRAGEIRAS

As variedades forrageiras mais destacadas são as seguintes:

- Viçosa: possui raízes com a casca vermelho-vinho, externa e internamente (periderme e córtex) e a polpa (cilindro central) creme. Suas raízes, que apresentam grande resistência às podridões, são de fácil armazenamento. As ramas são longas e vigorosas, com tonalidades bronzeadas e as folhas inteiras cordiformes, com a base bem aberta. É bastante tardia e dá boas produções quando colhida depois de 7 meses.

- IA.C.-Viçosa: uma mutação da variedade anterior. Suas raízes diferenciam-se apenas pela casca mais clara. Na parte externa-periderme apresenta-se vermelho-vinho, mas a interna-córtex é creme. No mais, a não ser uma coloração menos bronzeada das ramas, ela é em tudo idenfintica à variedade Viçosa. O fato, porém, de possuir o córtex claro dá-lhe grande vantagem, tornando-a também indicada para consumo de mesa e de cõnfeitaria, pois sendo a casca inteiramente creme, não há necessidade de removê-la para o preparo culinário.

- Santo Amaro: Como a variedade IAC-Viçosa, possui a casca vermelho-vinho externamente. As ramas são porém, muito mais grossas(nome que também lhe é dado), fõlhas mais arredondadas, caracteristicamente cordiformes. É extraordina riamente produtiva, ultrapassando, em muito, nesse ponto, ambas as variedades Viçosa, tanto quanto a produção de raízes, como de ramas, material que também se presta otimamente para forragem. As raízes crescem, porém demasiadamente tornando-se geralmente tortuosas, fibrosas e impróprias para o consumo de mesa.

- Capela: variedade que se caracteriza para fornecer grandes quantidades de ramas e, ao mesmo tempo, boa produção de raízes. É tipicamente forrageira e uma das variedades mais tardias. Presta-se sobretudo para o fornecimento de forragem verde para suínos e bovinos. As folhas são verde-claras, sem manchas roxas, raízes fusiformes, bem conformadas, lisas de casca vermelho-vinho, e a polpa creme. Não se presta, todavia, para consumo humano, pois é de mau paladar e aspecto, depois de cozida. Outras variedades: Santa Sofia, Irani e Ivai.

- Maryland Golden: variedade de polpa ricamente salmom e excelente para a indústria de doces, bem como para consumo de mesa. É do tipo conhecido por “Jérsey” nos E.U.A. e “Das Almas” entre nós. As ramas são inteiramente verdes, pouco abundantes, delicadas, e relativamente finas o que constitui um defeito, por exigir maior cuidado na operação do plantio. Raízes de conservação difícil e estragam-se em poucos dias.

- Roxa Lobada: dentre várias dezenas de novas variedades esta se sobressai, seja pela produtividade ou pela conformação e aspecto favorável das raízes. Possui as ramas pubescentes, medianamente vigorosas, com folhas lobadas ou fendidas, de cor verde-claro, tendo a base levemente bronzeada. Suas raízes são fusiformes bem conformadas e uniformes, com a casca roxo-avermelada e a polpa roxo-forte. É própria para a fabricação caseira de doces roxos. Seleções:IAC-60-3, 137-14.

São assim consideradas as variedades, cujo produto tenha as qualidades exigidas pelo mercado, mas que se caracterizam pela alta rusticidade e produtividade, e também, por serem tardias isto é, de ciclo vegetativo longo, permitindo um prolongado período de colheita. Para essa finalidade, não importa a coloração externa, nem a conformação ou o tamanho das raízes, mas sim a produtividade, teor em amido, e proteínas das raízes, aliadas, se possível, a uma grande produção de ramas e folhas.



VARIEDADES PARA CONFEITARIA E INDÚSTRIA

São consideradas próprias para confeitarias e fins industriais, aquelas variedades que produzem batatas com polpa ricamente colorida de salmom. Na indústria de doces enlatados, são as raízes de coloração dapolpa salmom as mais indicadas.
Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados