Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Batata-Doce


Clima e Solo

A cultura não é viável em regiões de clima frio, preferindo o clima temperado para quente, acima de 10 graus. As regiões com temperaturas médias em torno de 20ºC por quatro meses são as mais produtoras.

Embora a planta possa tolerar períodos de seca durante o seu desenvolvimento, tais ocorrências lhe diminuem a produtividade. E, seguida a tais períodos secos, sobrevêm chuvas abudantes e surgem rachaduras na superfície das batatas, em formação, o que deprecia sobremaneira o produto.

Não deverão faltar as chuvas ou as regas, na ocasião do plantio. Se o solo estiver seco, faça irrigação das covas, no ato da plantação para facilitar o “pegamento” das ramas, O mais prático, porém, é preparar previamente o terreno e os canteiros e fazer o plantio mais tarde, após a primeira chuva.

Os solos de boa fertilidade, acidez moderada ou baixa, arenoso ou sílico-argiloso (misturados), fáceis de se trabalhar e de se colher, por serem leves e soltos, são os mais indicados para a cultura da batata-doce. Esta entretanto, pode ser cultivada com sucesso, em outros tipos de solo. As terras argilosas, pesadas que se tornam endurecidas nos períodos secos, as pedregosas e as sujeitas ao encharcamento, dificultam o desenvolvimento das batatas, tornando-as mal conformadas e desuniformes, além de dificultarem a colheita. Devem, pois, ser evitadas.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados