Início Pecuária Agricultura Aquicultura Horticultura TV Criar e Plantar

Busca no Site

Seções

Pavão


Alimentação e cuidados com os filhotes

Os filhotes precisão de uma criadeira aquecida, onde irão permanecer até os dois meses de idade. No entanto, se a criação tiver fins comerciais, o mais indicado é que se instale um viveiro para manter apenas os pavões jovens até que completem seis meses de idade e possam ser transferidos para o viveiro de adultos. Os pavõezinhos devem ser criados em local seco e fofo, protegidos de ventos ou umidade e não devem ficar em contato direto com o chão. Sendo assim, é preciso forrar o local com palha seca ou serragem de madeira. Mantenha o local sempre limpo, trocando o forro a cada oito dias. Os filhotes não devem receber alimentação nas primeiras 48 horas de vida, pois já nascem com uma reserva de alimento.

Alimentação: a alimentação das aves deve ser controlada, pois elas também ficam obesas e acomodadas. Sendo assim, perdem toda a beleza e o esplendor.

Após esse período, eles começam a se alimentar normalmente com a ração inicial para pintinhos, que deve estar disponível. Forneça a ração pela manhã e reforce com ovos cozidos e verduras picadas como almeirão, couve, cebolinha, escarola ou alfafa. Não forneça alface, pois geralmente causa diarréia e enfraquece a ave, abrindo portas para vários tipos de doenças. Bebedouros e comedouros devem ficar fixos na lateral do viveiro, presos na altura das asas dos filhotes. A temperatura deve ser mantinha em 37ºC, que é a ideal para a saúde e desenvolvimento das aves. Utilize lâmpadas de 100 a 150 Watts - que podem ser reguladas conforme a altura - ou aquecedor elétrico.

Após um mês de vida, os pavõezinhos já podem ser transferidos para um viveiro sem aquecimento. A ração de crescimento deve ser oferecida às aves até que completem seis meses de vida. Os restos de comida devem ser retirados diariamente para evitar a fermentação. Forneça a água em bebedouros automáticos para que esteja sempre limpa e fresca. Medicamentos e vitaminas podem ser fornecidos diretamente na água. A partir dos seis meses de idade, os pavões já são considerados jovens e portanto passam a consumir ração de manutenção, sempre reforçada com verduras e muda-se para viveiros maiores que possuam poleiros.

Minhocas: os pavões apreciam muito as minhocas. Elas também podem ser um bom complemento na alimentação das aves, pois são ricas em proteínas.

Email:
Senha:


Esqueci Senha
Cadastre-se
Receba as notícias
© 2001 - 2013 Criar e Plantar - Todos os direitos reservados